+55 (54) 3327-2002

Segunda à sexta das 07:30 às 12:00 e das 13:00 às 17:20

Notícias

Dia de Campo salienta virtudes do trigo para silagem

O Setor de Leite do Departamento Técnico da Languiru juntamente com a Biotrigo Genética, realizaram no ultimo dia 24 de agosto, um dia de campo para apresentar a cultivar de inverno TBIO Energia I.


Foto: Ederson Moisés Käfer

A produção e conservação de alimentos de alta qualidade no período de inverno é uma estratégia inovadora e importante para as pequenas propriedades rurais. No dia 24 de agosto, com o intuito de apresentar uma cultivar de trigo para silagem de inverno, ocorreu um Dia de Campo na propriedade do associado Sildo Brackmann. Localizada em Linha Gamela, município de Teutônia, a propriedade recebeu associados de Teutônia, Westfália e Estrela.

Organizado pelo Setor de Leite do Departamento Técnico em parceria com a Biotrigo Genética, o evento foi prestigiado por técnicos em agropecuária da cooperativa e vendedores externos do Agrocenter Languiru - Forragens. O presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, fez a abertura do evento e contextualizou o momento da instituição. Bayer falou sobre a força tarefa de cooperativas e entidades para combater a importação de leite do Uruguai. Para ajudar o associado, lembrou que a cooperativa baixou o preço das rações. Bayer ainda reafirmou que a cooperativa investiu na “hora certa” na construção e modernização do parque industrial, citando como exemplo, o sucesso do Frigorífico de Suínos. Em seguida, foi dado início ao tema principal do encontro na lavoura experimental.

 

 

Características do TBIO Energia I

O zootecnista da Biotrigo Genética, Ederson Luis Henz, apresentou aos produtores rurais o trigo TBIO Energia I. Destacou que é uma cultivar específica para silagem e pré-secado que se diferencia por não ter a presença da arista, uma parte da planta que pode interferir no comportamento ingestivo do animal quando comparado a trigos comuns.

Henz ressaltou que foram obtidas 29 toneladas por hectare de biomassa na área experimental de 5 hectares que foi plantada na propriedade de Brackmann. “O TBIO Energia I possui altos teores de energia (amido e açucares), associado a alta digestibilidade dando resposta em leite. O TBIO Energia I tem um ciclo aproximado de 110 dias após a emergência para ficar no ponto de silagem”, acrescentou.

Henz também adiantou características do Lenox. Explicou que é um trigo europeu para pastagem que responde, no mínimo, com até quatro cortes durante o ano. Informou que este lançamento chega no ano que vem ao mercado. “É uma cultivar que entrega altos teores de proteína e energia com elevada digestibilidade. Pode ser usado só para pastoreio ou complementado no cocho”, afirmou.

O gerente comercial da Biotrigo Genética, Lorenzo Mattioni, comentou que o trabalho da empresa gaúcha está focado no melhoramento genético do trigo. Salientou que a empresa vem buscando tecnologia de fora do país e agradeceu a família Brackman por ter cedido a propriedade rural para a realização do evento.

 

Encomendas para a próxima safra

O coordenador do Setor de Leite, Fernando Staggemeier, reiterou que este trigo possui alta tecnologia e exige uma mudança de mentalidade do produtor rural. Frisou que o Energia I deve ser encarado como uma lavoura. O gerente do Agrocenter Languiru – Forragens, Adílson Cord, enalteceu que foram comercializados 150 sacos (40 kg cada) de semente do Energia I nessa safra. Avisou que, para a próxima safra, já podem ser feitas encomendas deste trigo na loja agropecuária da Languiru.

 

Dia de Campo instiga curiosidade

O secretário da agricultura de Teutônia, Gílson Hollmann, classificou a cooperativa como a “parceira ideal” dos produtores rurais e elogiou o trabalho do Setor de Leite do Departamento Técnico. “Acredito que a curiosidade da maioria dos produtores foi instigada com este tema”, disse. Hollmann também falou dos movimentos que tem sido realizado pela cooperativa e municípios na tentativa de diminuir a entrada.


Fonte: Assessoria Languiru

Imagens Relacionadas


Clique nas imagens para ampliá-las.


Ver Mais Notícias


Endereço:


Estrada do Trigo nº 1000 - Bairro São José CEP 99050-970 - Passo Fundo - RS - Brasil


Telefone:


+55 (54) 3327-2002



Horário de Atendimento:


Segunda à sexta das 07:30 às 12:00 e das 13:00 às 17:20



E-mail:


biotrigo@biotrigo.com.br

© 2017 Biotrigo Genética. Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas